25/04/2016

As 3 mentiras mais letais ao homem.

As 3 mentiras mais letais! Porque a Verdade é o caminho.


Mentira. Oposição a verdade. Negar conhecimento de algo verdadeiro. Mentir é negar a você mesmo, ou, ao próximo o direito da verdade. Consiste em dizer o que é falso com a intenção de enganar.
     Como bem sabemos, dia 1 de abril é conhecido como dia da mentira. Adorado e odiado por muitos.
     Existem algumas teorias desse dia. Uma delas é que esse dia surgiu na frança em 1564. Segundo a história o rei Carlos IX teria determinado que o ano novo fosse comemorado no dia 1 de Janeiro, assim como em nossa atualidade.
     Só que na época, os franceses seguiam um antigo calendário, (datado do século XVI.). Nele relatava que as festas de ano novo eram comemoradas do dia 25 de março até o dia 1 de abril.
     Logo após a afirmação do rei houve uma resistência, a qual ironizava a troca do calendário. A partir daí começaram as brincadeiras. Eram convites para festas que não existiam. Eles mandavam presentes estranhos como afronta, pois ainda seguiam o calendário antigo. Esses “brincadeiras” ficaram conhecidas como “plaisanteries”,que significa: coisa feita ou dita para diversão; piada; zombaria de desprezo.
Rei da França Carlos IX - (1550 - 1574)
Rei da França Carlos IX – (1550 – 1574)

     Para o cristianismo, a mentira teria nascido no dia em que Satanás, o Diabo se rebelou, tentou enganar a deus e caiu da eternidade levando junto com sua mentira 1/3 dos anjos de Deus. Não é por acaso, que lúcifer, (que significa portador da luz; estrela da manhã; filho da alva; o que brilha;), é considerado o pai da mentira.
     Na Bíblia em 1 João 3:8 diz: “Aquele que vive habitualmente no pecado é o Diabo, pois o Diabo peca desde o principio…”.
     Esse versículo esclarece 2 coisas: 1º que mentir é pecado e segundo data o início da mentira.
     Em João 8:44 diz: “Vocês pertencem ao pai de vocês, o Diabo, e querem realizar o desejo dele. Ele foi homicida desde o principio e não se apegou a verdade, pois anão há verdade nele. Quando mente, fala a sua própria língua, pois é mentiroso e pai da mentira.”
     No versículo dos dez mandamentos diz claramente: Êxodo 20: 16 ou Deuteronômio 5: 20, diz assim: “Não Darás falso testemunho contra teu próximo”. Ou seja, não minta. Há outras religiões que podem impor a mentira como uma forma de verdade, mas, como dizem por ai: “cada um com seu cada qual.”.
Lúcifer - O que brilha, o sedutor de todo o mundo.
Lúcifer – O que brilha, o sedutor de todo o mundo.

Código penal brasileiro.
Lei – infere-se do art. 5º,II, da Constituição da Republica Federativa do Brasil – é a norma jurídica capaz de criar obrigações para todas as pessoas. A constituição é também uma lei, mas é uma lei que está acima de todas as outras leis. Portanto, se uma lei entra em contradição com a constituição, deve prevalecer o que consta da Constituição. Daí porque se diz que a Constituição é a Lei Maior, a Lei Magna.
     Na constituição de nosso país também há alguns testos falando sobre, não da mentira, mais, da correlação entre ela. O código penal prevê crimes como
  • Ameaça (art. 147 do Código Penal) – Ameaçar alguém por palavra, escrita ou gesto, ou qualquer outro meio simbólico, de causar-lhe mal injusto e grave;
  • Calúnia (art. 138 do Código Penal) – Caluniar alguém, responsabilizar alguém falsamente, fato definido como crime;
  • Difamação (art. 139 do Código Penal) – Difamar alguém. Imputando-lhe, (ironizando-lhe), fato ofensivo à sua reputação;
  • Injúria (art. 140 do Código Penal) – Injuriar alguém, injustiçar alguém;
  • Falsa Identidade (art. 307 do Código Penal); – Atribuir-se ou atribuir a terceiro, falsa identidade para obter vantagem, em proveito próprio ou alheio, ou para causar dano a outrem;
     Todos esses artigos da Constituição citados acima, apesar de não falar diretamente da palavra “MENTIRA”, têm uma correlação com ela em certos casos específicos.
Lei.
Lei.
A psicologia
     Segundo a psicologia todos mentem. Crianças, jovens, adultos, idosos, seja em alguma ocasião especifica ou toda a vida. O objetivo da mentira seria “evitar uma resposta negativa ou uma resposta aversiva, (que provoca repulsa ou discussão.”). a pessoa prefere mentir para evitar a dor, ou mesmo para se avantajar em determinada situação.
     Para a maioria a verdade é provocadora de uma resposta desconfortável.
     Immanuel Kante, imensamente considerado um filósofo da era moderna, disse, “que a mentira nuca, em nenhum caso, deve ser dita”. Pois, de acordo com ele, “não devemos fazer nada que não gostaríamos que o outro fizesse conosco. O que nos faz lembrar uma frase bíblica de Jesus conhecida também como, “A Regra do Ouro”. Está em: Mateus 7: 12, e diz assim: “Portanto, tudo quanto quereis que as pessoas vos façam, assim fazei-o vós também a elas, ….”.
Psicologia.
Psicologia.

E são elas, as mentiras mais letais ao homem.

Em 03º lugar está mentir para o próximo.
Mentir ao Próximo.
Mentir ao Próximo.
     Mentir para o próximo! O oitavo mandamento de Deus condena isso, e, além disso, mentira tem perna curta. Quando você mente ao seu próximo acaba percebendo que está mentido para si mesmo. E todo mal feito ao próximo volta para você.

Em 02º lugar está mentir para si mesmo.
Mentir para si mesmo.
Mentir para si mesmo.
     Mentir a si mesmo é considerado por muitos a pior das mentiras. Na musica “Quase Sem Querer” – Legião Urbana, diz:
“… Fiz questão de esquecer
Que mentir pra si mesmo
É sempre a pior mentir…”.
     A frase dessa musica nós diz que a mentira pode enganar a maioria, mas, por mais que você tente esquecer, ou viva para não acreditar, lá no fundo, você não pode mentir pra você mesmo. Quando você faz isso e insiste nisso, é a mesma coisa que ir se matando aos poucos. Se você carrega algo dentro de você, (um sentimento, uma mentira), que não te faz bem, cuidado, pois você pode estar criando um câncer que pode não ter mais cura.

Em 01º lugar está mentir para DEUS.
Mentir para Deus.
Mentir para Deus.
     Algumas pessoas acreditam que Deus não existe. Que é só um mito! Quem somos nós para julgar isso. Como dissemos a cima, “cada um com seu cada qual.”. Mais acredite! Você pode se convencer, se enganar e enganar os outros, mas nunca a DEUS. Quando pratica a mentira, Ele sabe de tudo. Não importa o quão alto seja o pico que esteja, ou tão fundo o buraco, ou mesmo uma ilha deserta, Ele vê a tudo e todos. Então não se engane, não minta, ou pelo menos reconheça quem você é, pois é a verdade que te libertará. Da minha verdade sei eu e você sabe da sua?
     Logicamente está provado que mentir não é bom. Também é fato que todos mentimos ou já mentimos alguma vez da vida. Têm feito parte do “ser humano”. Para aqueles que gostam de julgar os mentirosos lembre-se:
João 8:7 diz: “…Aquele que dentre vós estiver sem pecado, seja o primeiro a atira a pedra.”, e ainda,
Mateus 7:1 diz assim: “Não julgueis, para que não sejais julgados.”.
E para fechar: João 8:32 – “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.”.
E aí, ainda acha que vale a pena contar aquela mentirinha?
Um grande abraço à todos!

3mais! Porque a Verdade é o caminho.