23/04/2016

Os 3 continentes mais afetados pela Dengue.

Os 3 continentes  mais afetados!  
3mais! Contra o Aedes Aegypti.


3mais! Contra o Aedes Aegypti.

     Dengue é uma doença infecciosa causada pelo mosquito (pernilongo, muriçoca) entre outros nomes. Também conhecido como  Aedes aegypti, que significa mosquito do Egito, daí sua origem. E como sabemos que tudo que começa errado tem chance de 99, 999% de terminar errado, no Brasil tudo indica que ele chegou através do comercio de escravos no final do século 19.






Aedes Aegypti
Aedes Aegypti

Enriquecendo seu conhecimento.

O primeiro registro de um provável caso de dengue foi publicado numa enciclopédia médica chinesa da época da dinastia Jin (265-420), segundo Wikipédia. Era conhecido pelos chineses como “o veneno da água”. Pelos africanos ele foi conhecido como “espírito do mal”.

A coisa é seria!

     A doença é perigosa e se não tratada e diagnosticada a tempo pode ocorrer à morte. Atualmente os brasileiros vivenciam um caos com a doença. Apesar da mídia não passar todos os casos, ou mesmo ter acesso a eles sabemos que está bem pior do que imaginamos.
     E de quem é, ou, quem são os culpados da proliferação do vírus? A cidade de origem? A exportação de escravos na época? Não e não! Todos nós somos culpados. Pessoal nós temos que nos proteger e sabemos como fazer isso.
     Foquemos nas soluções do problema. A internet, a TV, o Rádio e todo o tipo de mídia tem nos ensinado como. Não adianta você cuidar só do seu, temos cuidar da nossa volta também. Se o seu vizinho não cuida, não espere a boa vontade dele, entre em contato com o mesmo e se ofereça para isso.
     Vamos ajudar uns aos outros. Em casos mais graves denuncie. Mas seja gentil e faça a sua parte primeiro. A final, independente de classe ou cor somos todos seres humanos.






Como Evitar a Proliferação
Como Evitar a Proliferação


     A porcentagem de casos de dengue vem crescendo absurdamente e com ela as mortes. Seja criança, adulto ou idoso, a morte não escolhe idade. Tenha consciência disso, pois tudo isso pode ser evitado. Não ache que só o Brasil vem sofrendo com isso, a doença tem atacados outros continentes também. Para aqueles que leem sempre o jornal ou estão conectados têm visto as noticias, o vírus têm se agravado. Já se tem registro da doença nas Américas, na África, Ásia, Austrália e Polinésia Pacífica. Atualmente há 100 milhões de casos por ano em uma população de risco de 2,5 a 3 bilhões de vidas.






Mapa
Mapa


Transição do vírus.

OBS.: Atualmente o mosquito da transmite: dengue, e zika vírus, (que causa microcefalia)  e a chikungunya.






Tabela
Tabela


Sinais e Sintomas.

     Acontece que as pessoas infectadas são geralmente assintomáticas (não apresenta ou não constitui sintoma). A porcentagem de numero de pessoas é cerca de 80%. Algumas apresentam apenas sintomas leves, como uma febre simples. Outros pacientes apresentam a doença de modo mais grave , pelo menos 5% delas. Já a proporção que se tem risco de morte, cresceu quase 70% no país. Só em 2015 foram constatado mais de 700 casos.
     Os sintomas variam de 3 a 14 dias para aparecer, mas na maioria das vezes é de 4 a 7 dias. No caso das crianças, muitas vezes apresentam sintomas semelhantes aos da gripe acompanhados de vômitos e diarréia. Nas crianças o vírus tem um risco maior de complicações graves. Fique de olho na febre alta, normalmente no inicio é o que acontece.
     Fique Atento a esses sinais: Dor abdominal, Vômitos constantes, Alargamento do fígado (Causas: coloração amarela da pele, Inchaço abdominal, Perda de apetite, náuseas e perda de peso, febre, fadiga , coceira na pele, ), Sangramento das mucosas (sangramento na pele), Alto nível de hematócritos (através do exame de sangue), sono ou agitação.






Sintomas
Sintomas

O Tratamento.

     O tratamento da dengue é de apoio, com muita hidratação oral ou intravenosa para os casos leves ou moderados e fluidos intravenosos. Beba bastante água. Nos casos mais graves transfusão de sangue. O paracetamol  é usado para a febre e o desconforto, enquanto anti-inflamatórios, como o ibuprofeno e a aspirina, devem ser evitados, visto que podem ampliar o risco de hemorragia.






Tratamento do Paciente
Tratamento do Paciente

Abaixo exibiremos os continentes mais afetados pela por esse vírus.
Em 03º lugar está a África, com perto de 20% de casos. OLHE NO MAPA.


África
África

Em 02º lugar está a Ásia, com perto de 35% dos mosquitos. OLHE NO MAPA.



Asia
Asia


Em 01º lugar está o continente americano, com mais de 45% de toda a população de mosquitos. OLHE NO MAPA.



Américas
Américas

     Infelizmente segundo informações da mídia, não houve uma melhora ainda, pelo contrário, o caos do mosquito tem aumentado. Mas, felizmente todos tem se juntado para acabar com o foco. Agora é trabalhar duro para que esse mosquito seja eliminado e a doença seja erradicada. Contamos com a colaboração de todos sem exceção. Não importa qual é o seu lema, importa a sua ação contra o mosquito da dengue.

Lemas:

“Todos juntos contra o Aedes Aegypti.”
“Combata um, previna dois.”
“Cristão consciente combate a dengue.”
“Dengue, a melhor vacina é a prevenção.”

E ai, vocês estão prontos para o combate?
Um grande abraço à todos!

3mais! Contra o Aedes Aegypti.